- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego na região da Madeira -

Como lidar com spam

O spam envolve contactar pessoas com conteúdo ou pedidos indesejados. Isto inclui enviar mensagens em massa, publicar excessivamente ligações ou imagens nas Cronologias de outras pessoas e enviar pedidos de amizade a pessoas que não conhecemos pessoalmente.

Por vezes, o spam é espalhado pelas pessoas que clicam em ligações inválidas ou que instalam software malicioso. Noutras ocasiões, os responsáveis por fraudes obtêm acesso às contas do Facebook das pessoas, que são depois utilizadas para enviar spam.

Se clicou em algo que se revelou como spam ou a sua conta está a criar publicações, eventos, grupos ou Páginas indesejados, experimente estas hipóteses:

Proteja a sua conta
  • Caso consiga iniciar sessão na sua conta, recomendamos que alter a palavra-passe. Se não conseguir entrar na conta, pode protegê-la (aqui)
  • Se alguém publica constantemente conteúdo que pensa ser spam, considere remover a amizade, bloquear ou denunciar essa pessoa.

Reveja a atividade da conta e elimine o spam
  • Procure acessos suspeitos no histórico de acessos
  • Revêeja publicações e gostos recentes
  • Consulte o teu Registo de atividade e elimine todas as ações indesejadas
  • Verifique os jogos e apps instalados e elimine tudo aquilo em que não confia
  • Elimine as fotos, publicações, Páginas, grupos ou eventos que não criou.
Denuncie-nos o spam
Caso encontre mais spam no Facebook, envie uma denúncia ao Facebook. Ao fazê-lo, estará a desempenhar um papel importante ao ajudar a proteger outras pessoas de fraudes.

Atenção
É possível que tenha clicado numa ligação maliciosa, descarregado um ficheiro danificado ou iniciado sessão numa Página do Facebook falsa e que alguém tenha obtido acesso à tua conta. Obtém mais informações sobre como manter a tua conta protegida (veja como aqui).